sábado, 9 de novembro de 2013

Johrei

Johrei é uma oração ou terapia feita através da imposição de mãos, vista pelos seus adeptos como a comunicação da luz divina para o aprimoramento e elevação espiritual e material do ser humano. Visando a eliminação de suas máculas (pecados), que estão em seu espírito, advindas de maus pensamentos, más palavras e más ações, que através dessa purificação permitida pela johrei, seriam eliminadas e consequentemente se obteria progressivamente mais saúde, prosperidade e paz. Essa comunicação se dá através da imposição das mãos 1 2 3 4 , pelos membros da Igreja Messiânica Mundial. Essa terapia espitirual foi idealizada e concretizada por Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial. Esta palavra de origem japonesa, é composta dos ideogramas: 浄 "Joh" (purificar) e 霊 "Rei" (espírito). Em síntese, significa "Purificação do espírito" ou "Batismo pelo Fogo". Em essência consiste no ato de purificar o espírito do Homem pela energia espiritual do fogo. 5 6 , predominante na luz do "Supremo Deus".

Dentre os seguidores da Igreja, o Johrei é considerado a Luz Divina, emanada de Deus e Meishu-Sama que é transmitida pelos membros da Igreja com o objetivo de purificar o espírito, através da eliminaçãodas máculas espirituais, que são a causa dos sofrimentos humanos.

É a prática altruísta central da fé Messiânica, sendo até mesmo o nome pelo qual é conhecido o referido movimento.

Requisitos

Qualquer pessoa pode ser capacitada a ministrar Johrei, sendo preciso, ser outorgada com o Ohikari (do Japonês - Luz Divina) que é um medalhão utilizado pelos membros da doutrina. Caso tenha também uma outra religião, pode continuar praticando-a, sem nenhum impedimento. Por esse motivo, existem até mesmo praticantes do Johrei que pertencem também a outras religiões e estão integrando nas suas atividades esta prática. Não sendo necessários curso de formação, apenas orientações de como usar o Ohikari, os cuidados que se devem ter, e como fazer a ministração do Johrei.

O Ohikari

A medalha do Ohikari é geralmente de formato circular, e usada por baixo das roupas. O material do seu cordão é livre: pode ser de silicone, corda, metal ou do que o usuário preferir. Dentro do Ohikari há réplicas do ideograma japônes Hikari, que originalmente foram impressionados por Meishu-Sama, e que significa "Luz". Acreditando que as palavras tem poder e emitem vibrações assim como as imagens, esta palavra impressionada no papel, emitiria essa Luz de Deus, quando da ministração, e seria canalizada pela imposição das mãos para as outras pessoas. 7 .

A cunhagem dos Ohikaris remontam à época em que Meishu-Sama ainda era membro da Igreja Oomoto, ou Oomoto Kyo, e este foi confiado do próprio Mestre Deguchi, então lider do grupo religioso, a produzir tais talismãs 8 .

Os cuidados com o Ohikari devem ser redobrados pois, entre os membros, é conhecido que ao cair no chão este deverá ser reconsagrado 9 antes de utilizado novamente. Não se pode ministrar Johrei sem um Ohikari, de acordo com os membros da Igreja Messiânica.

O Johrei em outras instituições

Existem 3 tipos de Medalhas Sagradas dentro da Igreja Messiânica Mundial:

O Ohikari, medalha outorgada aos membros iniciados (contendo 1 círculo em seu verso);

O Komyo, medalha outorgada ao membro no ato em que se torna Ministro (contendo 2 círculos um dentro do outro em seu verso);

O Dai Komyo , medalha outorgada ao Ministro no ato em que se torna Ministro Adjunto (contendo 3 círculos um dentro do outro em seu verso).

Fonte:  Wikipédia

Aranauam

Nenhum comentário:

Postar um comentário