quarta-feira, 13 de novembro de 2013

As Religiões devem ou não se adaptar aos Novos Tempos?


     Sei que esse é um tema complicado e que provavelmente receberei muitas criticas, mas estou disposto a dar minha cara a tapa. Como eu já disse numa postagem anterior religiões são rótulos e para mim esses rótulos não são importantes, o que realmente importa é você se sentir bem e praticar o bem independente de qual religião frequenta. 
     O ser humano busca eternamente a evolução, aliás não só o ser humano, mas todos os seres vivos e no decorrer do tempo já foi comprovado que os seres que não evoluem, que não se adaptam estão fadados a cair no esquecimento e extinção. E isso temos visto hoje em dia em tudo, seja na politica, seja nas leis, e porque não na Religião?
     O que era bom ontem pode ser desnecessário amanhã, para isso evoluímos, é isso o que buscamos. Não sei que nome vão dar a essa ou essas novas religiões no futuro, mas creio que chegara um tempo em que não será necessário templos ou rituais pois o maior templo nós já temos ( e não respeitamos) que é o corpo humano e os rituais serão substituídos pelos ensinamentos comuns a todas as religiões, como o amor, a fraternidade, o respeito, ensinamentos estes que serão aceitos e praticados por todos. É claro que isso ainda esta longe de acontecer e alguns vão mesmo falar que é utópico, mas é assim que eu vejo o futuro, é nisso que creio. 
     As mudanças ocorrerão lenta e gradativamente, pode ser uma igreja  que não mais usará as imagens de santos, um templo que não usará imagens, um centro onde não será obrigatório a vestimenta branca ( peguei pesado), um preceito aqui, um dogma ali, etc. Não pensem que o Santo, ou entidade, ou espirito deixará de frequentar ou ajudar se tais mudanças ocorrerem, afinal eles também buscam a evolução e ao contrario de nós seres humanos eles já se adaptam ás diferentes religiões há muito tempo.
     Para mim só existem dois caminhos, o caminho da união que é esse que falei acima, repleto de mudanças e dificuldades a serem vencidas ou o caminho oposto que é o da discórdia, onde ficaremos nos atendo as diferenças e aos preceitos e dogmas há muito desnecessários e fatalmente chegaremos as discussões, lutas e guerra.
     A escolha é nossa meus amigos. Eu, particularmente, escolho a união e o amor.

Wanderley Donaire Maganha

Aranauam

Nenhum comentário:

Postar um comentário